sexta-feira, 18 de março de 2011

Resposta às perguntas colocadas na "Caixa de dúvidas"

Questões da caixa dúvidas

1-      Quais são as maiores consequências físicas dos diferentes distúrbios alimentares?

2-      Existem mais casos famosos como o da Isabelle Caro?

3-      Existe algum distúrbio alimentar que tenha consequências como queda de cabelo ou algo deste género?

4-      Porque é que aparecem mais casos de anorexia em mulheres do que em homens?

5-     As crianças de África quando aparecem nas fotografias têm uma barriga anormal, mas eles têm pouco acesso a alimentos. Como se chama esse distúrbio?

6-      Conheço um caso de uma amiga que sofre de anorexia, gostava de saber qual o melhor tratamento para ela e quais os seus custos?

7-     Como resolver o distúrbio “Compulsão Alimentar”?

8-      Como é que eu posso fazer uma dieta saudável sem deixar de comer coisas que gosto?

9-      Gostaria de obter informação detalhada sobre a vigorexia.



Resposta às questões

1-      As maiores consequências físicas associadas a distúrbios alimentares são:
·         Na anorexia: perda da menstruação, descamação e pele seca, cabelos finos e quebradiços, unhas frágeis, desidratação, diminuição da temperatura corporal, perda de massa corporal, insónias, anemias, amenorreias (raparigas), perda de erecção (rapazes).
·         Na bulimia: cáries e erosão do esmalte dentário (ácido gástrico), glândulas salivares inchadas, lábios com cortes, falta de cálcio, desidratação, sangramento rectal devido ao uso de laxantes, inflamação do esófago
·         Na ortorexia: anemia, carência vitamínica, morte por fraqueza devido à falta de alimentos saudáveis
·         Na compulsão alimentar: obesidade
·         Na obesidade: cancro, hipertensão, problemas na vesícula biliar, insuficiência renal, diabetes, arteriosclerose, problemas cardíaco
·         Síndrome de Gourmet: quando grave contribui para a obesidade
·          Pica (Geofagia ou Picadismo): deficiência de ferro, zinco entre outros
·         Desnutrição: perda de resistência muscular, complicações pós – cirúrgicas, cicatrização lenta.

2-      Outros exemplos de famosos com distúrbios alimentares:
a.       Nicole Richie (anorexia)
b.      Alanis Morissette (Bulimia)
c.       Mónica Sintra (Anorexia e Bulimia)
d.      Elton John (episódios de Bulimia).

3-      Sim existe, a anorexia.

4-      Isso acontece, geralmente, devido à sociedade, especialmente europeia, que “obriga” a mulher ser magra e não ter no corpo gordura alguma. A influência social afecta, assim, em grande parte mulheres, pois elas têm de ser magras e os homens bem constituídos. Como os estereótipos são criados para as mulheres, os homens não se sentem tão afectados como elas. Daí esse distúrbio ser mais comum nas mulheres.

5-      Esse distúrbio chama-se subnutrição (síndrome de kwashiorkor). Ficam com barriga anormal pois apenas ingerem que o organismo não consegue absorver, isto é, há uma absorção deficiente dos nutrientes.

6-      O tratamento da anorexia deve ser realizado com acompanhamento de uma psiquiatra, nutricionista, psicólogo ou outro profissional de saúde que saiba abordar esse tipo de casos. O médico deve avaliar o estado da doença e tentar impedir que a doença avance, o principal objectivo é o aumento do peso de forma saudável iniciando-se uma dieta especial para estes casos, de forma à recuperação do estado normal. É um tratamento bastante demorado e o paciente, se não acompanhado, pode sofrer uma recaída.

7-       Este distúrbio não tem uma cura conhecida, porém, existem algumas opções para um possível tratamento. Esse tratamento consiste em procurar um nutricionista que possa aconselhar e fazer terapia com o paciente afim de ajuda-lo a iniciar uma alimentação mais cuidada e com regras.

8-     Segundo especialistas, podes comer tudo o que consta na pirâmide dos alimentos. Mas, como tudo, é necessário que se tenha regras a comer, isto é, comer preferencialmente coisas saudáveis e também comer, mas em menor quantidade, as coisas que mais se gosta como chocolates, bolos, gelados, entre outras coisas.

9-     Vigorexia ou transtorno dismórfico muscular, ocorre quando o volume e a intensidade de exercício físico praticado por um indivíduo excedem a sua capacidade de recuperação. É classificada como um Transtorno Obsessivo-Compulsivo  (TOC) e mais especificamente, se acompanhada de uma auto-imagem distorcida, é um transtorno dismórfico corporal.
Indivíduos acometidos desta síndrome são pessoas que mesmo fortes fisicamente, ao visualizarem-se em espelhos, por exemplo, sentem-se fracos, de maneira similar aos acometidos de anorexia, que ao se visualizarem, sempre consideram-se gordos.


Sem comentários:

Enviar um comentário