sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Distúrbios Alimentares- Em que cada um deles consiste?

Como referimos na publicação anterior, vamos explicar cada um dos distúrbios alimentares que conseguímos encontrar. Como tal, cada um dos elementos criadores deste blog ficou encarregue de pesquisar uma breve definição de cada um deles. (Com excepção dos distúrbios Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa, pois já foram dadas explicações sobre estes dois.)

  • Pica (Geofagia ou Picadismo)
    • Bem se acham que vegetarianos é uma coisa fora do normal, bem  isto é o “vegetarianismo” levado ao extremo, em vez de consumir produtos criados a partir da terra, isto basicamente é comer a terra, (literalmente!)
      Em alguns casos, esta forma de alimentação pode ser benéfica, como quando os níveis de minerais no sangue são muito baixos, acaba por normalizar esses mesmos níveis. É mais frequente em sociedades rurais, ocorre também em crianças
      como um distúrbio psicológico na alimentação.
      A Pica (geofagia ou picadismo) parece ser mais predominante entre
       africanos e seus descendentes, foi também por nativos americanos que comeriam a terra com bolotas e batatas para neutralizar alcalóides potencialmente prejudiciais.
  • Síndrome de Gourmet
    • As pessoas que sofrem dessa síndrome vivem preocupadas com a preparação, compra, apresentação e ingestão de pratos especiais, diferentes e/ou exóticos. Podem continuar com esse tipo de preocupação e actividade, muito embora tenham perdido o interesse nas suas relações sociais, familiares e ocupacionais.
      Acredita-se que tal alteração possa ser consequência de lesões ou alterações funcionais no hemisfério cerebral direito, tais como tumores, traumatismos, hemiplegia, etc.
  • Obesidade
    • A obesidade é comummente definida como excesso de peso corporal. De facto, é uma efemeridade caracterizada pela acumulação excessiva de gordura corporal, que se traduz em vários prejuízos para a saúde do indivíduo, entre os quais o aumento excessivo de peso. Este distúrbio alimentar resulta da interacção entre diversos factores genéticos, ambientais e comportamentais. Por exemplo, o sedentarismo, normalmente associado a uma alimentação desequilibrada. A obesidade pode ser diagnosticada através do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). No entanto, outras doenças estão geralmente associadas a este distúrbio: artroses, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, entre outras consequências, como as limitações de movimento.
  • Compulsão Alimentar
    • A compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, em que um indivíduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só,  mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto. Este distúrbio alimentar pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo, raça, idade ou estrato socioeconómico e, como quem sofre do transtorno de compulsão alimentar aumenta com frequência de peso ou se torna clinicamente obeso, torna-se passível de contrair uma grande variedade de doenças. Infelizmente, não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva, mas existe uma variedade de opções de tratamento que podem ser exploradas quando o transtorno é diagnosticado.
  • Ortorexia
    • quem apresenta o problema possui uma fixação por alimentação saudável e chega a gastar horas a pensar no assunto. Apesar de a ortorexia ser reconhecida pelos profissionais de saúde como um distúrbio de comportamento alimentar, o termo ainda não é usado como diagnóstico no DSM-IV (“Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders” (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)).
  • Desnutrição
    • A desnutrição é uma doença causada por uma dieta inapropriada, hipocalórica e hipoproteica. Também pode ser causada por má-absorção de nutrientes ou anorexia. Tem influência de factores sociais, psiquiátricos ou simplesmente patológicos. Acontece principalmente entre indivíduos de baixa renda e principalmente as crianças de países subdesenvolvidos.
Os membros do blog.
Obrigada (o)

Sem comentários:

Enviar um comentário